segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Desireless


Quem viveu na década de 1980 muito provavelmente já cantou muito, ou tentou cantar, a música francesa mais famosa da época: Voyage Voyage.

Desireless é o nome artistico de Claudie Fritsch-Mentrop, cantora francesa de origem checa nascida 25 de dezembro de 1952, em Paris. Na década de 1970, Claudie formou-se e começou a trabalhar como Designer de Moda. Atraída para o meio musical graças aos seus amigos,ela começou a cantar em várias bandas de Jazz, New Wave e R&B no início da década de 1980.

Em 1983, Claudie conheceu o compositor e produtor musical Jean-Michel Rivat, que foi quem compôs Voyage Voyage. Lançada em 1986 somente como um single, a música ficou no topo das paradas musicais do mundo todo até pelo menos 1988 (a música foi relançada em 1989 como faixa do álbum François). O single vendeu cerca de 5 milhões de cópias no mundo todo, tendo recebido Disco de Ouro na França e na Alemanha.

O visual andrógeno da cantora, com o típico penteado “porco-espinho” tão famoso naquela época, a fez uma das personalidades mais coloridas a darem graça no cenário pop europeu, enquanto o seu apelido, “Desireless”, teria sido inspirado pela viagem que ela fez a Índia e ao seu posterior interesse na filosofia de aceitação e serenidade interior hindú.

Além do mega hit de 1986, Desireless teve outros dois hits: John, de 1988 e Qui Sommes-Nous?, do álbum François, de 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário